22 de agosto de 2016

WORKSHOP ABERTO | 31 DE AGOSTO O corpo no sonho e o sonho do corpo

O corpo não distingue entre o real e o imaginário.  O que acontece na nossa mente, in-corpora-se, somatiza. Vamos abordar  a função onírica, a sua tentativa de regular o mais profundo de nós, e ferramentas de trabalho com sonhos em Psicoterapia Somática. 
Se, por um lado, os sonhos e o imaginário são uma excelente ferramenta de trabalho em psicoterapia corporal, por outro, o próprio trabalho corporal também estimula naturalmente a produção dos sonhos, pois a memória inconsciente é mobilizada. O corpo não distingue entre o real e o imaginário.  O que acontece na nossa mente, in-corpora-se, somatiza.

Parte do trabalho integrativo em psicoterapia somática passa por estabelecer um acesso directo às sensações, novas ou conhecidas. Explora-se o sentido simbólico dos sonhos, fazendo pontes com o corpo, e, a partir dele, encontram-se novos vínculos e descobrem-se novas sensações. Surge toda uma nova linguagem: articulam-se palavras de coisas, de prazer, as analogias, a fantasia...

A partir do corpo, produzimos pensamentos, e "incorporamos" as palavras para lhes dar forma. O corpo, todo, pensa. Basta entrar em contacto.

Fazer pontes com as sensações é tão importante quanto fazer pontes com as ideias. Nesta base, podemos trabalhar com quem não se recorda, ou recorda pouco, de sonhar, com quem sofre de amnésia infantil, ou com quem tem dificuldade em associar livremente os pensamentos.

Vamos abordar a função onírica, a sua tentativa de regular o mais profundo de nós, bem como ferramentas de trabalho com sonhos em Psicoterapia Somática.

DestinatáriosAlunos, Terapeutas, Psicoterapeutas e Profissionais do Atendimento Clínico: Profissionais de Saúde, Ensino ou similar,  interessados no Curso de Pós-Graduação em Biossíntese e todos os que queiram aprofundar o seu olhar e intervenção em Psicoterapia Somática.

Quando e onde?
Dias: 31 de Agosto das 19h às 21h
        
Local: CPSB – Av. 5 de Outubro nº 122, 5º Esq. Lisboa
 Campo Pequeno

Investimento: 5€ Associados e Parceiros C.P.S.B. /
                           10€ Não Associados C.P.S.B.
Drª.Maria del Mar Cegarra Cervantes.
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Sénior pelo International Institute for Biosynthesis, Directora do CPSB (centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese) e Vice- Presidente da Asociación de Somatoterapia Española.
 Faça a sua Inscrição e/ou coloque as suas questões através de geral@cfpsb.com ou 217935326 | 96 393 97 50