5 de julho de 2016

Workshop Aberto - Pós-Graduação | 12 de Julho Leitura corporal, emocional, psicossomática e energética.

Leitura corporal, emocional, psicossomática e energética. 
Entender o corpo como tradutor da alma e aprender a lê-lo.

Os padrões corporais cronicamente rígidos, juntamente com as representações mentais, crenças e valores que sustentam esses padrões, constituem a estrutura de caráter, que influencia a autopercepção física, a auto-estima, a auto-imagem e o intercâmbio com o ambiente. A linguagem corporal possibilita-nos alcançar mais facilmente um nível mais profundo de conhecimento sobre a experiência de uma dada pessoa, do que o que pode ser obtido com a abordagem puramente verbal.

Em Biossíntese olhamos para a história evolutiva do corpo, compreendendo o significado das suas camadas germinativas e o seu desenvolvimento, desde a concepção, em termos da morfologia dinâmica da pessoa. Analisamos e procuramos compreender esta pessoa, desde o seu processo formativo até às às estruturas corporais; da história da vida intra-uterina à morfologia dinâmica do corpo.

O indivíduo é visto como uma unidade psicossomática. O que afeta a mente afeta o corpo, e o que afeta o corpo afeta a mente. As defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o stress, tais como racionalizações, negação e supressão também estão ancoradas no corpo. E aparecem como padrões musculares que inibem a expressão. Esses padrões tornam-se inconscientes e passam a fazer parte da própria identidade da pessoa, impedindo que ela consiga modificar-se, mesmo que entenda a natureza do problema. Por isso, baseamo-nos na leitura corporal, ouvimos a história que a pessoa conhece e consegue contar e também deduzimos a história que ainda não conhece, a partir daquilo que o corpo mostra.

Destinatários:  Workshop dirigido a alunos, Terapeutas, Psicoterapeutas e Profissionais do Atendimento Clínico: Profissionais de Saúde, Ensino ou similar,  interessados no Curso de Pós-Graduação em Biossíntese e todos os que queiram aprofundar o seu olhar e intervenção em Psicoterapia Somática.

Objectivo: Procuramos fazer a tão necessária junção entre as três formas de diagnóstico complementares e a sua aplicação no nosso trabalho de reestabelecer o poder autorregulador que tem cada ser.

Temas a desenvolver:
- O Diagnóstico pulsátil, original da Biossíntese, ancorado no conceito de Ressonância.
- O Diagnóstico da Estrutura de Carácter de raiz profundamente Reichiana aperfeiçoado por Lowen.
- A leitura Corporal e as suas raizes: Reichianas, Keleman, Gerda Boyesen, Lowen, Pierrakos, David Boadella, entre outros.

Dias: 12 de Julho das 19h às 21h
        
Local: CPSB – Av. 5 de Outubro nº 122, 5º Esq. Lisboa – Campo Pequeno

Investimento: 5€ Associados e Parceiros C.P.S.B. / 10€ Não Associados C.P.S.B.




Drª.Maria del Mar Cegarra Cervantes.
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Sénior pelo International Institute for Biosynthesis, Directora do CPSB (centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese) e Vice- Presidente da Asociación de Somatoterapia Española.