9 de abril de 2015

Dinâmicas de grupo em Biossíntese*


O processo terapêutico feito em grupo, ocorre da interacção e da partilha dos membros, das suas vivências focando-se no aqui e agora, como espelho uns dos outros.

O grupo opera como um laboratório onde cada pessoa tem a liberdade de experienciar uma forma diferente de estar e ser, que pode e deve levar para a sua vida fora do grupo.

Num contexto seguro, com  confiança e de forma ética dá a possibilidade a cada um, de aprender a estar consigo e com os outros de uma maneira mais confiante e mais saudável e fazer auto revelações sem medo da crítica e do julgamento. A importância da revelação tem a ver com as suas implicações na natureza dos relacionamentos actuais de quem a faz.

Na psicoterapia somática em Biossíntese também trabalhamos com o corpo, facilitando a auto percepção, o relaxamento, através da respiração, do movimento e da atenção plena.(entre outras técnicas).

Nas sessões de grupo são realizadas estruturas de trabalho que promovem a interação e o contacto com as sensações e as emoções, aumentando a consciência da relação entre a postura corporal e os padrões emocionais e vice-versa.

O grupo terapêutico é um lugar onde os seus membros podem partilhar a sua história, assim como, os seus sonhos e objectivos. 

O grupo possibilita a troca de experiências, opiniões, ideias, permitindo que cada um identifique as suas crenças, os seus rituais, as suas manias e como isso interfere com os seus objectivos e que, identifique também os seus recursos e como utilizá-los.

A psicoterapia de grupo oferece aos seus membros uma oportunidade de aprenderem como funcionam em grupo, o papel que desempenham, as espectativas e as fantasias inconscientes que nutrem a respeito de grupos, a capacidade de identificarem os obstáculos que encontram ao lidar com as outras pessoas,  no trabalho, na família ou noutros grupos.

Na psicoterapia de grupo a pessoa tem múltiplas experiências:

- Como estou comigo mesmo, no grupo
- Como estou com o outro, com cada membro do grupo
- Como estou com o grupo como um todo
- Como estou com o terapeuta ou com cada um dos co-terapeutas

Os efeitos adicionais da psicoterapia de grupo em relação á psicoterapia individual, têm a ver com exploração de múltiplas transferências e o fornecimento de um seting no qual o membro pode arriscar novos comportamentos, diferentes dos que tem no seu dia a  dia, dado que, o grupo funciona como um microcosmo da realidade.

* Trabalho apresentado por Graça Mansos no I Encontro Institucional Ibérico do CPCB em Dezembro 2014