22 de abril de 2014

Lidar com pessoas tóxicas

Por vezes, sem conseguirmos explicar, existem pessoas que nos parecem tóxicas, ou cuja energia ou atitude nos afecta. Na maior parte das vezes nem conseguimos explicar o que é que, da outra pessoa, nos afecta tanto. O que sabemos é que até a perspectiva de estar com essa pessoa nos deixa com pouca energia e quando estamos com ela, sentimo-nos drenados.

Existem pelo menos cinco questões que podemos colocar sobre esses relacionamentos, por forma a ser possível encará-los de outra forma:

1) Sente-se bem quando pensa que vai estar essa pessoa? Que sensações essa pessoa lhe transmite, quando pensa em estar com ela?
2) Estão em caminhos / projectos de vida semelhantes?
3) Sente algum ressentimento ou amargura quando está com esta pessoa?
4) De ambos, quem tenta manter o relacionamento? Sente que investe mais na manutenção da relação do que a outra pessoa?
5) Sente-se dependente dessa outra pessoa para se sentir feliz ou bem consigo própria?

Se identificar determinada pessoa como alguém que drena a sua energia, com ou sem estas respostas, então será importante verificar o que podemos adaptar no nosso comportamento para que possamos lidar melhor com este tema. De facto e ao longo do tempo vamos percebendo que não podemos mudar os outros, mas sim, a nossa atitude perante eles.

Antes demais, acredito que será importante pesar a importância dessa pessoa na nossa vida. Conseguimos estar menos tempo com ela, e queremos que isso aconteça? Por vezes não temos como evitar, pois poderá ser um colega com quem trabalhamos directamente ou até mesmo um familiar que não podemos deixar de ver. Neste caso, devemos questionar: como podemos impor limites e estar com essa pessoa numa atitude mais positiva? Devemos falar mais ou ouvir mais o outro? É um tema para reflectir e cujas ferramentas de resolução dependerão de pessoa para pessoa e de relação para relação.

Elaborado com base no artigo "5 Signs its timeto let go of a toxic friendship" (http://www.mindbodygreen.com/0-12845/5-signs-its-time-to-let-go-of-a-toxic-friendship.html)