18 de abril de 2013

A arte de escrever e a criatividade – A Escrita Criativa


escrita
s. f.
1. Arte de escrever.
2. Coisa que se escreveu.
3. Lição de escrever.
4. Forma de letra; caligrafia.

criativo
(criar + -tivo)
adj.
1. Que é capaz de criar, de inventar, de imaginar qualquer coisa de novo, de original, que manifesta criatividade (ex.: espírito criativo).
2. Que favorece a criação (ex.: meio criativo).

Escrever começa por ser das primeiras grandes aprendizagens quando entramos na escola, a par da leitura. Por motivos óbvios, poderá ser um factor de stress para a criança e que se poderá prolongar e fazer sentir na vida do adulto. Caso seja algo agradável, é um método de expressão que assume novas formas no mundo das novas tenologias, através de redes sociais, blogues, entre outros.

Escrever é uma forma de comunicação que possivelmente já teve mais importância num mundo onde as imagens governam. Saber escrever tornou-se essencial para sentir a integração numa sociedade composta por muitos sinais e palavras dispersas.

Quando se fala em criatividade somos muitas vezes levados a pensar que, ou a temos, ou não a temos. É um facto que todos temos o lado direito do cérebro, aquele que rege o lado criativo da vida. A questão passará pela sua maior ou menor estimulação.

Desta forma, a parte inicial dos exercícios de escrita criativa passa pela estimulação da nossa imaginação através de inúmeras ferramentas e possibilidades. A criatividade é estimulada antes de se iniciar o processo de escrita. Através de desenhos, jogos e outros exercícios, a criatividade aumenta potenciando a capacidade de escrita.

Não é nosso intuito entrar em explicações científicas sobre o funcionamento do cérebro, no entanto, é importante referir que a criatividade é considerada uma capacidade ou competência humana de grande valor e que estará relacionada com o impulso de sobrevivência e de evolução do homem.

No dicionário de Psicologia, a criatividade é vista como uma “aptidão complexa, distinta da inteligência e do funcionamento cognitivo e que seria função da fluidez das ideias, do raciocínio indutivo, de algumas qualidades perceptivas e da personalidade, bem como da inteligência divergente na medida em que ela favorece a diversidade de soluções e de produtos. O processo criativo é favorecido por uma atitude positiva face às novas ideias e ao inesperado, e pelo facto de dispersar a sua atenção, mais do que concentrá-la sobre o problema colocado.” (Dicionário de Psicologia, 194). A criatividade surge como um recurso a ser explorado na Biossíntese, não só pela sua elasticidade e poder de adaptação mas também por ir de encontro à ideia holística que todos temos presente sobre a nossa Psicoterapia.

Se pesquisarmos na internet por “escrita criativa”, surgem uma série de páginas direcionando, principalmente, para cursos de escrita criativa. Pressupõe-se a aprendizagem de uma série de dicas, ferramentas e exercícios para estimular a criatividade, expressa em papel. Fomenta-se a escrita à mão e pretende-se estimular o tal lado direito do cérebro, onde mora a criatividade.

Texto de Ana Caeiro

Bibliografia
• AA (2001); “Dicionário de Psicologia”; Climepsi Editores; 1ª Edição; Lisboa.
Imagem: http://s665.photobucket.com/user/cangrerana/media/Letras.jpg.html