20 de fevereiro de 2013

Meditação





Se até há pouco tempo ouvíamos falar dos benefícios da meditação por quem a praticava, hoje em dia já existem estudos que comprovam as suas qualidades. Através de vários estudos científicos feitos e ainda a decorrer, estamos a ver comprovados os efeitos benéficos da meditação na nossa saúde, nomeadamente no nosso cérebro e coração e também na nossa criatividade. Se antigamente a meditação era algo desconhecido pelo mundo ocidental, hoje é tema de notícia e tem vindo a receber cada vez mais a nossa atenção.


Para além dos benefícios que podem surgir no médio / longo prazo, a meditação permite a criação de um espaço só nosso, onde é possível repousar e, essencialmente, parar. Isto é essencial no mundo frenético em que vivemos: possibilitar a existência de um momento em que realmente paramos, buscando um silêncio interno, em contraste com o ritmo normal das vidas contemporâneas do mundo moderno.

Infelizmente, nem sempre é fácil meditar ou encontrar tempo e espaço na nossa vida para o fazermos, mas quando começamos esse caminho e verificamos o bem que nos faz, não voltamos atrás. Existem inúmeras formas de meditar e hoje em dia, em Portugal, existem muitos locais que oferecem meditações a diversas horas do dia. 

Sobre este tema, deixamos o que serviu de inspiração para este texto e que esperamos que vos inspire também.

http://blog.ted.com/2013/01/11/4-scientific-studies-on-how-meditation-can-affect-your-heart-brain-and-creativity/

Texto escrito por Ana Caeiro
Imagem: http://oamoressencial.blogspot.pt/2012/02/meditar-e-preciso.html