27 de agosto de 2012

Deixem-me sonhar a brincar


Hoje pela manhã, espreitei o céu e pairavam no ar, livremente, uns pássaros. Deitado em cima da minha cama estava o Tomás de 8 anos, e eu para não perder uma oportunidade de o ensinar, perguntei-lhe: sabes como se chamam aqueles pássaros? E ele espreitou e ainda ensonado, disse: - são pretos e têm um biquinho laranja? … são melros! 

Pois são, disse eu!

E eu voltei a perguntar: e se fossem todos pretos? Como se chamavam?

E este diálogo poderia continuar sem parar, mas o Tomás já não me respondeu… quando olhei… já tinha saltado da cama e estava a brincar com uns bonecos que ganham vida nas suas mãos… no seu mundo de fantasia, onde todos os pássaros, independentemente, do seu nome, têm lugar…

Ser criança é viver entre a fantasia e a realidade, onde os dois mundos são a integração do seu ser, do seu pensar, da sua história… onde elabora o que se passa nas suas vivências e nos seus desejos.

Um dia, um pai perguntou-me, falando da sua filha de 6 anos: - acha normal, ela querer ser princesa, neste mundo tão competitivo? Ela tem que desejar ser médica ou…

Para que as crianças possam crescer saudáveis e um dia serem adultos equilibrados, é fundamental brincarem e incorporarem as suas fantasias, para que aos poucos se possam ir adequando ao mundo.

Brincar é primordial e é o alicerce, até que aos poucos a fantasia vai dando lugar à realidade, aos sonhos e aos objectivos que queremos alcançar. 

Ficam algumas ideias para brincarem com as crianças à vossa volta. 


Actividades ao ar livre:
·         Andar de bicicleta
·         Trotineta
·         Patins
·         Jogar à bola
·         Fazer corridas
·         Lançar papagaios de papel…

Fazerem um bolo juntos, no qual possa partir os ovos, barrar a forma, ler quais os ingredientes necessários, preparar o cenário para se sentirem uns verdadeiros pasteleiros.
  
Fazerem jogos que sejam do vosso agrado. (Mikado, Monopoly, cartas, Uno, Galo, Forca, Batalha Naval e outros).

Se preferirem, passem algum tempo a fazerem trabalhos manuais: pintura em madeira, pirogravura, picotagem, dobragens em papel, esmirna e outras.
 
Quando um adulto brinca está a cuidar da sua criança interior… Observe-se e sinta-se… Olhe para a alegria que as crianças mostram quando brincam!!!

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” disse Fernando Pessoa

Cristina Santos, Psicologa e Psicoterapeuta

Imagem: http://chefcarolinacosta.blogspot.pt/2011/01/palitinhos-apimentados-das-minhas.html