13 de março de 2012

Os Dez Aspectos da Bio-espiritualidade


David Boadella desenvolveu 10 aspectos da Bio-espiritualidade que aqui identificamos. Brevemente publicaremos mais informações sobre como é a espiritualidade na óptica da Biossíntese.

1) Espírito significa respiração. “Respiração” é uma metáfora para a essência subtil da mesma forma que “coração” é a uma metáfora para as qualidades do amor.


2) A Bio-espiritualidade está relacionada com o desenvolvimento do coração no mundo, em como contactar com as profundidades do céu e da terra e como encarnar o espírito na carne.


3) A Bio-espiritualidade trabalha com a compreensão holística da matéria e significado, soma e significação, energia e essência, peso e graça. Mas está muito longe do dualismo cósmico que opõe o corpo e o espírito, sexo e alma, terra e luz.


4) O trabalho Bio-espiritual é o trabalho da manifestação da existência diária das qualidades latentes da nossa essência. É o trabalho de estar focado no nosso ser, que está para além do tempo e do espaço, aqui e agora. É a sensação de estar em contacto com aquilo que fazemos.


5) A meditação tem a mesma raiz da palavra medicina. O tema em comum é estar bem, estar todo e estar centrado. A palavra latina “valere”, que significa estar bem, é a raiz da palavra “valor”. Na medicina ocupamo-nos em como estar saudáveis e na meditação o valor é o nosso objectivo central e o fundamento do nosso propósito e significado.


6) A Bio-espiritualidade trabalha com a compreensão de que o homem não é uma ilha. O desenvolvimento pessoal não poderá ser feito de forma isolada. O verdadeiro trabalho passa, inevitavelmente, por trabalhar para o outro. No entanto, e por outro lado, não é possível sentir compaixão pelo outro sem que possamos sentir compaixão por nós próprios. O verdadeiro amor-próprio é o oposto do egoísmo em todas as suas formas.


7) O trabalho Bio-espiritual é um trabalho profundo e o caminho é um mergulho através do inconsciente nas profundezas da consciência e do contacto não distorcido.


8) A Bio-espiritualidade celebra o nascimento, a sexualidade, a paixão, a comunhão e a unicidade do indivíduo.


9) O trabalho Bio-espiritual é político, pois ocupa-se da resolução de conflitos, da comunhão entre as raças, nações e pessoas, respeitando a particularidade de cada cultura.


10) O trabalho Bio-espiritual é também ecológico, ele cuida do planeta e vê o indivíduo como uma célula no organismo que é o mundo.


Imagem: http://teologiaegraca.blogspot.com/2010/04/espiritualidade.html