24 de fevereiro de 2011

Caracterologia

Nos próximos dias vamos disponibilizar neste blog textos relativos a Caracterologia, que são os primórdios do trabalho do nosso muito respeitado Wilhelm Reich, que foi o pai da Psicoterapia Corporal.

Toda a informação contida é uma adaptação/tradução do trabalho internacional desenvolvido pela corrente Bionergética que é incluída e integrada no trabalho da Biossíntese, para além de outras correntes terapêuticas e de pensamento.

Wilhelm Reich é considerado o criador ocidental da ciência de psicoterapia mente-corpo.

Freud e os primeiros psicólogos descobriram que existe um processo de desenvolvimento infantil, conhecido agora como janelas de plasticidade no cérebro, onde a criança em desenvolvimento tem as suas crenças, sentimentos e apego aos pais, a outros e a objetos, o que influencia de forma positiva ou negativa. Wilhelm Reich explorou, analisou e propôs pela primeira vez, os arquétipos de trabalho de cinco tipos principais de grupos personalidade individual, que desenvolveu a partir deste processo onde a paragem do desenvolvimento ocorre. Reich explorou como os antigos padrões de relacionamento e apego aos outros, se problemático, interrompido, ou sujeito a trauma, pode ficar "ligado" ao cérebro e ao corpo, e ser depois repetido na idade adulta. A postura literal, a forma do corpo, os depósitos musculares e de gordura contidos no corpo, assim como o funcionamento dos sentidos e dos órgãos (por exemplo, visão), são afetados neste processo, desenvolvendo como resultado uma correlação entre a estrutura corporal e uma forma de personalidade com as suas defesas emocionais e mentais ou adaptações face à vida. Isto é o que Reich chamou: Caracterologia.

Os 5 tipos de carácter reichiano

Existem 5 tipos principais, cada um com sub-tipos, sendo que ninguém é normalmente um só tipo de carácter. Somos uma mistura de todos eles, em algum nível, mas normalmente um ou dois predominam e revelam a nossa defesa primordial física, emocional e de personalidade mental ou a nossa postura perante a vida.


(Mais informações sobre cada um dos tipos de caráter podem ser encontrados aqui em breve.)